Posso transferir meu consórcio para outra pessoa?

Teve um imprevisto e não está mais podendo pagar as prestações do consórcio? Foi contemplado e deseja vender sua cota? Ou simplesmente mudou os planos e não deseja continuar no grupo? Seja qual for à situação, saiba que é possível transferir seu contrato de consórcio para outra pessoa. Veja a seguir, de maneira ampla, como funciona.

Contrato

Primeiramente, você deve conferir no contrato se a transferência de cota está prevista e quais suas condições como pagamento de taxa. Em geral, ela é permitida para cota contemplada ou não. No caso de não contemplado, a administradora de consórcio analisará a capacidade financeira do novo titular. Já em caso de contemplação, além da capacidade financeira, a administradora solicitará garantias.

De que maneira posso transferir meu consórcio?

Se a cota do participante titular for contemplada, o novo consorciado passa por uma avaliação em seu cadastro para saber as reais condições de assumir o plano.

Também é necessário para a conclusão da transferência o pagamento de uma taxa. Normalmente quando contemplada, a taxa é de 1% do valor do crédito. É preciso estar em dia com todas as cláusulas do contrato. O tempo para a efetivação varia de 3 a 15 dias úteis.

Quando a cota ainda não está contemplada, é necessário solicitar o termo de transferência à administradora. Esse termo precisa ser assinado e ter firma reconhecida juntamente com as cópias de outros documentos que podem ser solicitados. 

Os documentos são: Cópia do RG e CPF do cessionário e do cedente (Para Pessoa Física), cópia do cadastro social em caso de (Pessoa Jurídica).

Cuidados a serem tomados

O processo de transferência de cota é em geral feito de forma simples, opte por fazer de forma regularizada junto à administradora. Os famosos “contratos de gaveta” não tem serventia e nem assegura os direitos do novo consorciado e do antigo titular.

Para quem está adquirindo a cota é necessário um cuidado extra para leitura do contrato e certificar-se do valor do bem adquirido. Prazo e percentuais de contribuição também devem ser verificados para que no futuro não ocorra nenhum imprevisto.

Faça já seu consórcio!

Se você ainda não tem o seu plano de consórcio, não perca tempo! Escolha o consórcio da Uninvest, com a proposta que mais se encaixa em seu orçamento e realize já os seus sonhos.