Qual a melhor forma de investir seu dinheiro?

Quando paramos para pensar em futuro, devemos ter em mente exatamente o que queremos em curto, médio e longo prazo. Mais do que fazer planejamentos, quando o assunto envolve investir seu dinheiro, é necessário compreender muito bem seus próprios hábitos, ganhos e outras possibilidades financeiras.

Se você ainda não está investindo de forma alguma, pode estar perdendo seu capital. O recomendado seria que cada pessoa que tenha renda, invista alguma porcentagem do seu recebível.

Para ajudar você a escolher a melhor maneira de investir seu dinheiro, trouxemos algumas dicas para deixar tudo bem mais claro antes de começar o investimento. Confira!

- Por que motivo você quer investir dinheiro?

Há inúmeros motivos e razões para que você invista o seu dinheiro, pode ser para pagar a universidade de seu filho, comprar um carro novo, uma casa ou apartamento, desfrutar de uma aposentadoria agradável ou até mesmo ter uma renda passiva. Entender qual é seu objetivo é o que vai te encaminhar para diferentes tipos de investimentos.

- Diversificação é a chave

A melhor forma de investir com segurança é optar por diversificar seus investimentos. Dessa forma, você vai garantir uma composição uniforme para seus ganhos.

- Dívida

Pode não parecer como um investimento pagar a sua dívida, aquelas que tenham juros, como o financiamento por exemplo, é a forma mais comum de investir o dinheiro. Isso acontece porque o reembolso da dívida diminui o risco financeiro e lhe fornece liberdade. Isso por si só torna este investimento o primeiro a ser realizado se você estiver com uma dívida.

-  Consórcio

É a poupança programada. Você adere um bom tempo antes de decidir que vai adquirir seus bens. Quando for contemplado (acesse aqui o nosso texto sobre contemplação), poderá tomar a decisão de comprar um automóvel, imóvel ou serviço, já tendo o dinheiro poupado para financiar, sem juros. Caso ocorra a contemplação antes de querer trocar o bem, seu dinheiro fica aplicado à taxa Selic, com rendimento diário.

É realmente importante que você entenda o que está acontecendo nos diferentes campos que afetam os seus investimentos, a fim de entender o que pode acontecer com eles.

Uma identificação precoce de uma tendência futura pode te trazer grandes ganhos e poupar dores de cabeça na hora de investir.

Qual o modelo de investimento ideal para você? Participe do nosso blog e saiba mais.