É possível transferir o grupo?

Não é possível. É permitido apenas a transferência de plano dentro do mesmo grupo, ou seja, trocar para um crédito maior ou menor.

É possível transferir o consórcio para outra pessoa?

Sim. A transferência poderá ser efetuada a qualquer momento, bastando apenas que o vendedor e o comprador dirijam-se à sede da administradora ou de uma filial, para assinar o documento de cessão e transferência de direitos, bem como preencher a ficha cadastral do adquirente, e efetuar o pagamento da taxa relativa a transferência.

Como funciona o sorteio?

O sorteio é realizado durante as assembléias, por meio de um globo de acionamento a ar (tipo “pipoqueira”). No globo estão as bolas numeradas, correspondentes às cotas de todos os participantes ainda não contemplados do(s) grupo(s) e em dia com suas parcelas até a data do vencimento. Depois de movimentadas no interior do globo, cinco bolas são retiradas. A primeira bola retirada corresponde a quarta cota reserva, a segunda bola retirada corresponde a terceira cota reserva, a terceira bola retirada corresponde a segunda cota reserva, a quarta bola retirada corresponde a primeira cota reserva e a quinta bola retirada corresponde a cota sorteada.

Caso a cota do grupo correspondente à bola sorteada não estiver concorrendo à contemplação por sorteio, será considerada contemplada a primeira cota reserva, caso esta também não estiver concorrendo, será considerada a segunda cota reserva e assim sucessivamente. Se nenhuma das cinco bolas sorteadas estiverem concorrendo à contemplação por sorteio, será considerada contemplada a cota imediatamente seguinte da quinta bola sorteada, procurada na ordem numérica alternadamente crescente e decrescente, na seguinte forma: primeiramente, na ordem crescente, soma-se um (+1) ao número da bola sorteada; se a cota correspondente a esse novo número não estiver concorrendo à contemplação por sorteio, volta-se à ordem decrescente, subtraindo-se um (-1) ao número da bola sorteada; e assim, sucessivamente, na ordem crescente e decrescente, até encontrar-se o número da cota que esteja concorrendo ao sorteio.

Por que minha cota foi cancelada?

No caso do consorciado não contemplado atrasar três parcelas, sua cota ficará cancelada e disponível para venda.

Como efetuar o pagamento das parcelas?

O pagamento é efetuado através do boleto bancário enviado mensalmente pelos Correios, podendo ser quitado em qualquer agência bancária ou casa lotérica até a data do vencimento. Após o vencimento o boleto bancário deverá ser pago no banco indicado na ficha de compensação. Caso o consorciado não receba o boleto bancário, poderá emitir uma segunda via através do site: http://www.uniaocat.com.br, pelo 0800-727-8800 ou solicitar no escritório da Uninvest | Negócios & Investimentos.

Caso ocorra atraso no pagamento das parcelas, o que acontece?

No caso de atraso nos pagamentos das parcelas, o consorciado não contemplado ficará impedido de participar do sorteio e/ou lance na assembléia em que ocorrer o atraso do pagamento. Se o consorciado estiver contemplado e atrasar o pagamento das parcelas, arcará com juros de 1% ao mês e multa de 2% sobre as parcelas não pagas, cujo valor será calculado sobre o preço atualizado do bem.

Quando vence a parcela?

O vencimento da prestação ocorre sempre no dia 11 de cada mês. No caso do dia 11 ser um sábado, domingo ou feriado nacional, o pagamento poderá ser feito até o primeiro dia útil após o dia 11.

Como será utilizado o valor do lance?

Ao ser contemplado pelo lance, o consorciado pode optar em quitar parcelas na ordem inversa, quitar até duas parcelas na ordem direta ou reduzir o valor das próximas parcelas, abatendo o saldo devedor.

Qual a forma e prazo para pagamento do lance?

O pagamento do lance deverá ser efetuado em dinheiro (espécie) em até 48 horas após a contemplação.

Posso ofertar meu veículo como lance?

A administradora não aceita seu veículo como lance, porém a Uninvest | Negócios & Investimentos mantém parceria com algumas revendas de veículos, para auxiliar o consorciado na negociação de seu automóvel.

Como ofertar lance?

Existem três maneiras de ofertar lances:
-Através do 0800-727-8800;
-Através dos analistas de investimentos no escritório;
-Através da internet: http://www.uniaocat.com.br.
*Os lances devem ser ofertados até às 12h00 do dia da assembléia.

Quais as modalidades de lances?

Lance Fixo: O consorciado oferta um lance com valor pré-determinado em cada grupo (Ex.: 25%, 30 parcelas, etc.) e pode optar em embutir esse valor do seu crédito.

Lance Limitado: O consorciado oferta um lance com valor até o pré-determinado em cada grupo (Ex.: até 50%, até 35 parcelas, etc.) e pode optar em embutir esse valor do seu crédito.

Lance Livre: Será vencedor o maior lance ofertado em percentual, calculado sobre o valor do crédito – independente do grupo ter créditos diferenciados – e que somado ao saldo de caixa do grupo, seja suficiente para a aquisição do bem.

Lance Embutido: Esta modalidade de lance é uma facilidade que oferecemos aos consorciados, onde o mesmo pode optar em embutir – descontar – uma porcentagem do lance do valor do seu crédito ao invés de pagar do bolso. Para imóveis o valor embutido pode ser de até 100% do valor do lance, para veículos este valor pode ser de até 50% do valor do lance.

*Os lances deverão ser ofertados com base no crédito de 100% do valor da categoria.

Quais os juros cobrados no consórcio?

No consórcio não são cobrados juros.

No consórcio de bens móveis (carros, motos, caminhões, ônibus, etc.) o consorciado pode escolher qualquer marca, modelo e cor?

Sim. O consorciado pode optar por veículo novo ou usado, qualquer marca e modelo, conforme sua preferência
Motos: até 5 anos de uso;
Carros: até 10 anos de uso;
Caminhões: até 15 anos de uso.

Quem credencia e fiscaliza a administradora?

A lei nº 11.795/08, em vigor desde 6 de fevereiro de 2009, estabeleceu que o Banco Central do Brasil (http://www.bcb.gov.br | 0800-979-2345) é responsável pelas normas, regulamentos e fiscalização do Sistema de Consórcio.

O que é grupo?

É um conjunto de pessoas físicas ou jurídicas com objetivos em comum, tendo como base para agrupamento o prazo e o valor dos bens, que devem ser compativeis entre os membros.

O que é fundo de reserva?

É o fundo de proteção destinado a garantir o funcionamento do grupo em determinadas situações. Vale observar que se houverem recursos nesse fundo quando encerrar o grupo, serão devolvidos proporcionalmente aos consorciados ativos em até 120 dias.

O que é cota?

É o número que identifica o consorciado no grupo para concorrer ao sorteio e/ou lance.

O que é contemplação?

É através da contemplação (sorteio ou lance), que o consorciado obtém o direito de adquirir o bem ou o serviço objeto do seu plano.

O que é assembléia?

É a reunião mensal dos consorciados, do mesmo grupo, para a realização de sorteios e oferta de lances. As assembléias são realizadas na sede da administradora, em até 5 dias úteis após o vencimento da parcela e podem ser acompanhadas via web, pelo site: http://www.uniaocat.com.br. No site da Uninvest | Negócios & Investimento (http://www.uniaoinvest.com.br) consta a data e horário da próxima assembléia.

O que é administradora de consórcios?

É a pessoa jurídica autorizada pelo poder público a formar grupos e administrar os negócios e interesses dos consorciados.

O que é consórcio?

É a reunião de pessoas físicas ou jurídicas, com prazo de duração previamente estabelecido, tendo como finalidade propiciar a seus integrantes a aquisição de bens móveis, imóveis e serviços, por meio de autofinanciamento.

 

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